Ética, Política e cidadania
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Competência(s): C5 - Utilizar categorias de análise apreendidas no estudo das diversas correntes filosóficas em seu cotidiano e na problematização da realidade e/ou de textos estudados.
Habilidade: H21 - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Habilidade: EM13CHS501 - Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.
Traz as noções de ética, moral, política e cidadania, como conceitos interligados, sendo impossível separá-los tanto na teoria quanto na prática.
Sugere-se o uso junto ao planejamento "Ética e política na construção da cidadania." O educador de sociologia poderá utilizá-lo em suas aulas. Após a leitura e estudo do texto peça aos estudantes que pesquisem em jornais, revistas, internet e outras mídias, notícias que denunciem a violação da cidadania. Para enriquecer a atividade o educador deverá orientá-los na construção de um mural no qual confrontem as ideias apresentadas no texto com a realidade retrata da nas reportagens.