Luta pela terra: quadro comparativo
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Anos Finais |
ÁREA: Ciências Humanas
Competência(s): Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.
Habilidade: EF09HI02 - Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Anos Finais |
ÁREA: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Competência(s): C1 - Compreender processos sociais utilizando conhecimentos histórico-geográficos
Habilidade: H05 - Interpretar realidades históricas e geográficas estabelecendo relações entre diferentes fatos e processos sócio-espaciais
Recurso que consiste num quadro comparativo para os discentes completarem com informações referentes à Revolta dos Canudos, Contestado e o Movimento sem terra.
Sugere-se o uso deste recurso para enriquecer o estudo sobre os diferentes movimento de luta pela terra. Orienta-se realizar uma pesquisa sobre os Movimentos messiânicos e realizar a comparação com a Revolta dos Canudos, o Contestado e o Movimento sem terra.