A organização da frase em função de seu sentido
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens e suas Tecnologias
Competência(s): Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
Habilidade: EM13LP08 - Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença (e os efeito que causam sua inversão), a estrutura dos sintagmas, as categorias sintáticas, os processos de coordenação e subordinação (e os efeitos de seus usos) e a sintaxe de concordância e de regência, de modo a potencializar os processos de compreensão e produção de textos e a possibilitar escolhas adequadas à situação comunicativa.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Competência(s): C2 - Acionar as várias formas de recepção e compreensão e conhecimentos linguísticos, textuais e sobre práticas sociais de linguagem, para construir e reconstruir os sentidos de textos e manifestações artísticas e culturais.
Habilidade: H06 - Reconhecer autonomamente textos de extensões variadas, em LP ou LE, e manifestações artísticas, reestabelecendo relações de sentido.
Este material explora, didaticamente, a organização sintática de uma notícia, em função das possíveis estratégias argumentativas e da produção de sentido.
Deve-se utilizar este material para provocar uma discussão sobre a organização morfossintática das orações, aliada às estratégias argumentativas denunciadas por essa organização. Desse modo, relaciona a sintaxe à produção de sentido, no processo de produção e recepção do texto, possibilitando que os estudantes percebam os gêneros textuais como instrumentos de comunicação e persuasão.