Aula prática - Lâmpada de lava - parte 2
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Habilidade: EM13CNT102 - Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competência(s): C2 - Identificar e relacionar causas e consequências da degradação ou preservação do ambiente.
Habilidade: H11 - Analisar e produzir propostas de intervenção ambiental aplicando conhecimento científico ou tecnológico, observando riscos e benefícios e compartilhando resultados.
O presente trabalho explica os conceitos científicos envolvidos no funcionamento das "lâmpadas de lava" ou "luminárias de lava", muito populares nos anos 1970. Além de citar a frequente confusão entre os conceitos de "calor" e "temperatura", envolvidos na variação de densidade dos líquidos das lâmpadas de lava comerciais.
Este recurso sugere ao aluno a relacionar os fatos do cotidiano e os resultados vivenciados nos experimentos deste material, com os princípios científicos aqui abordados, especialmente as explicações baseadas na teoria atômico-molecular.