TOLERÂNCIA: VALORIZAÇÃO E ACEITAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Habilidade: EM13CHS201 - Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Competência(s): C6 - Compreender as relações econômicas, políticas e sociais construídas nos vários contextos histórico-sociais
Habilidade: H22 - Relacionar cidadania e democracia na organização da sociedade
O texto aborda o tema da Tolerância, descrevendo o que significa o termo salientando o papel da tolerância na sociedade atual, além de destacar as atribuições de cada sujeito social para a conquista da tolerância que tem como consequência a paz entre as nações.
O texto tem como objetivo apresentar o tema tolerância ressaltando a importância de ser tolerante, pois essa atitude permite o reconhecimento e a aceitação de diferentes pontos de vista relacionados a cultura, a religião, as crenças de diferentes indivíduos e grupos. Para apresentar o texto é viável trabalhar com a dinâmica ANTES, DURANTE e DEPOIS DA LEITURA, onde os alunos são levados a levantar hipóteses a partir da leitura do título do texto, em seguida é realizada a leitura por partes onde essas hipóteses são confirmadas ou não e ao final do texto é feita uma reflexão.
Professor, para dinamizar ainda mais a leitura do texto foi criada uma ?Nuvem de Palavras? sobre a temática trabalhada. Utilize o gênero textual para introduzir ou ampliar as informações após a leitura do texto. Ao final solicite aos alunos que escolham uma das palavras da nuvem relacionadas ao tema para construírem um acróstico.