O processo de construção da bandeira brasileira
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Anos Iniciais |
ÁREA: Ciências Humanas
Competência(s): Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.
Habilidade: EF03GE07 - Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Anos Iniciais |
ÁREA: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Competência(s): C3 - Reconhecer o caráter dinâmico da cultura, valorizando o patrimônio cultural de diferentes grupos sociais e reconhecendo e respeitando a diversidade étnica e cultural da sociedade brasileira
Habilidade: H10 - Reconhecer a importância do patrimônio cultural, tendo em vista a preservação das identidades nacionais e regionais
O texto apresenta uma parte do processo de construção da bandeira brasileira no momento da transição entre o regime imperial e o regime republicano.
A bandeira é um dos principais símbolos da nação. Esse símbolo é a representação do povo, do governo. O conceito de representação pode ser abordado na análise do recurso.
O principal tema colocado no recurso é o processo de construção da bandeira. Deve-se desnaturalizar a noção de que a bandeira do Brasil é única. Deve-se reforçar que, com a mudança dos regimes, a bandeira também sofria alterações. Pode-se analisar, ainda, a questão da bandeira temporária do Brasil ser muito parecida com a bandeira norte americana. O regime republicano brasileiro teve uma grande inspiração na república norte americana, o que pode ajudar a explicar a escolha da estrutura da bandeira temporária.